Dez presos membros da facção criminosa Comando Vermelho tentaram fugir da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, na região metropolitana de Fortaleza (CE), na tarde desta quinta-feira (14). Eles foram interceptados após serem flagrados pelo sistema de monitoramento quando escalavam a parede do presídio.
O QUE ACONTECEU: Os detentos teriam usado corda formada a partir de lençóis para escalar até o telhado. Eles vão responder administrativamente pela tentativa de fuga. As informações foram confirmadas ela Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará. Conforme a Pasta, a facção a qual são membros é residida no Rio de Janeiro.
Os presos, que não tiveram as identidades divulgadas, pertencem à ala 1 da unidade prisional. Na ocasião em que tentaram fugir, o grupo participava de um momento rotineiro de corte de cabelos, em um setor conhecido como "gaiola", entre as celas e o pátio destinado ao banho de sol dos detentos.
FUGA EM MOSSORÓ: Nesta quinta-feira, 14 de março, completaram-se 30 dias desde a fuga dos detentos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Mais de 600 homens integram as equipes de buscas, além de helicópteros, drones e cães. A falha administrativa tem sido alvo de questionamentos e comparações com penitenciárias estaduais.
O coordenador do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) do Piauí, delegado Charles Pessoa, em entrevista ao Podcast Ielcast, comentou sobre a importância das penitenciárias federais, “que é uma das principais ferramentas de combate às facções criminosas” no Brasil, pois estruturalmente, ela limita a comunicação entre os presos e familiares e advogados, assim como os próprios membros de facções.