Entre a noite de quinta-feira (7) e a madrugada desta sexta (8), um intenso tiroteio na Vila Kosmos, Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou na morte de três suspeitos e deixou um ferido. O confronto entre policiais militares e assaltantes foi registrado em vídeos feitos por moradores, que mostram balas traçantes cruzando o céu entre os prédios.
balas traçantes
Balas traçantes voltaram a ser usadas nas disputas territoriais entre facções criminosas no Rio de Janeiro nos últimos meses. Em operações noturnas, esses projéteis são utilizados para indicar a posição do alvo, ajudando outros atiradores a mirarem na mesma direção, de maneira semelhante ao uso de miras a laser. A bala traçante, no entanto, deixa apenas um breve rastro luminoso no céu.
fogo cruzado
De acordo com a Polícia Militar, agentes do 41º BPM (Irajá) foram acionados para investigar homens armados realizando assaltos entre a Avenida Vicente de Carvalho e a Rua Soldado Severino Mengarda, nos bairros de Vila da Penha e Vicente de Carvalho. Os suspeitos, que estavam em dois carros, abriram fogo contra os policiais ao serem localizados.
Quatro suspeitos ligados ao tráfico de drogas da região foram baleados e encaminhados ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Três deles não resistiram aos ferimentos, enquanto um permanece internado. Os ocupantes de um segundo veículo, um T-Cross, conseguiram escapar.
Os policiais apreenderam o outro carro, roubado, que estava crivado de balas, além de três fuzis, uma pistola, uma granada e um rádio transmissor. Segundo o delegado adjunto Leonan Araújo, da 27ª DP (Vicente de Carvalho), o suspeito que sobreviveu recebeu atendimento médico e já está sob custódia. A equipe continua investigando para identificar os criminosos que fugiram.
troca de tiros em Niterói
Em Niterói, na Região Metropolitana, outra troca de tiros ocorreu na Travessa Magnólia Brasil, no bairro Fonseca. Um suspeito foi morto e outro preso após confronto com a PM. Com a dupla, foram apreendidas duas pistolas, dois rádios comunicadores, além de mais de 100 pedras de crack, 100 pinos de cocaína e 250 trouxinhas de maconha.