Agenda bilateral: Lula recebe presidente da Argentina nesta segunda-feira

No Palácio do Planalto, eles tratarão dos principais temas da agenda bilateral e, em seguida, participam de um almoço no Palácio Itamaraty

Agenda bilateral: Lula recebe presidente da Argentina nesta segunda-feira | Joedson Alves/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta segunda-feira (26), a partir das 12h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe em visita oficial ao Brasil o presidente da Argentina, Alberto Fernández. O encontro ocorrerá no Palácio do Planalto, onde serão discutidos os principais temas da agenda bilateral. Posteriormente, os líderes participarão de um almoço no Palácio Itamaraty às 13h30.

A Argentina, sendo um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, enfrenta uma nova e grave crise econômica, marcada pela desvalorização de sua moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação argentina atingiu a marca de 104% ao ano.

Lula tem se empenhado em articular iniciativas de auxílio aos países vizinhos, especialmente para evitar quedas nas exportações brasileiras. Desde janeiro, Lula e Fernández se encontraram em quatro ocasiões. Além da posse de Lula em janeiro, o presidente brasileiro realizou uma visita oficial à Argentina como sua primeira viagem internacional. Por sua vez, Fernández visitou Brasília em outras duas ocasiões - uma vez para se reunir diretamente com o presidente da República em maio, e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos.

Enfrentando um enfraquecimento político e tendo rompido com a vice-presidente Cristina Kirchner, principal líder do peronismo e corrente política do governo atual, Alberto Fernández decidiu não concorrer à reeleição em abril. Após uma reviravolta, a base governista anunciou Sergio Massa, atual ministro da Economia, como pré-candidato. Massa é um aliado de Cristina.

A agenda do presidente Alberto Fernández no Brasil também prevê compromissos nesta segunda com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber.

(Com informações da Agência Brasil)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES