O senador Randolfe Rodrigues (AP), líder do governo no Congresso, oficializou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores nesta quinta-feira (18). A assinatura da ficha ocorreu durante uma reunião pela manhã no Palácio da Alvorada, na qual esteve presente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a primeira-dama Janja Lula da Silva também participaram do evento.
A entrada de Randolfe no PT marca seu retorno ao partido após quase 20 anos, encerrando um período de diálogo e convites por parte das lideranças da legenda.
Randolfe Rodrigues estava sem partido desde maio de 2023. O senador deixou a Rede Sustentabilidade após divergências com o principal nome do partido: a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. À época, Randolfe já havia sinalizado que retornaria ao PT.
O senador já foi filiado ao PT, sigla pela qual foi eleito e exerceu o mandato de deputado estadual entre 1999 e 2005. Ele deixou a legenda em meio à crise do escândalo do mensalão. Também foi membro do PSOL, legenda pela qual foi eleito senador, pela primeira vez, em 2010.