Um grupo de artistas e intelectuais, incluindo personalidades judaicas, enviou uma carta ao presidente Lula (PT) pedindo que o Brasil rompa relações diplomáticas com Israel. No texto, destacam que o país, "sob uma liderança de sua envergadura", pode contribuir significativamente para encerrar a violência na Faixa de Gaza. Eles afirmam que a crescente violência promovida pelo governo Netanyahu exige ações mais firmes do que propostas diplomáticas, como já discutido por diversos países europeus.
ataques de Israel a civis palestinos
Os signatários, entre eles Chico Buarque, Gilberto Gil, Wagner Moura e Emicida, argumentam que os ataques de Israel a civis, especialmente no acampamento de deslocados em Rafah, "demonstram um desprezo inaceitável à ética humanitária". Eles enfatizam que o Brasil tem sido um defensor da solução de dois Estados e que a violência contínua do governo israelense é uma violação das deliberações da Corte Internacional de Justiça e das resoluções da ONU.
ruptura nas relações diplomáticas como exemplo
A carta também é endossada por ex-ministros de diferentes governos e por personalidades como Anita Leocádia, filha de Olga Benário Prestes. Os signatários acreditam que uma ruptura nas relações diplomáticas com Israel por parte do Brasil poderia servir de exemplo para outros países e ajudar a encerrar o que chamam de "genocídio do povo palestino". Eles apelam para que Lula adote medidas concretas para garantir a autodeterminação do povo palestino.
histórico de apoio à Palestina
O documento ressalta que o Brasil tem um histórico de apoio à Palestina e que, sob a liderança de Lula, pode contribuir de maneira decisiva para a paz na região. Eles concluem que tais ações demonstrariam um compromisso firme com os direitos humanos e a justiça internacional.
Leia, abaixo, a íntegra do documento:
"Carta aberta ao presidente Lula sobre o genocídio do povo palestino
Estimado presidente Lula,
Antes de mais nada, queremos saudá-lo por seu comportamento sempre firme e coerente em solidariedade ao povo palestino, denunciando reiteradamente o genocídio do qual é vítima, especialmente suas mulheres e crianças.
O Brasil tem apresentado seguidas propostas para o cessar fogo na Faixa de Gaza e a solução de dois Estados estabelecida por resoluções internacionais. Graças ao seu governo, somos uma das nações que reconhecem, no âmbito das Nações Unidas, a soberania e a independência da Palestina.
No entanto, a crescente violência imposta pelo governo Netanyahu, com ataques desumanos e cruéis contra civis, obriga o mundo a ir além de gestos e propostas diplomáticas, como já debatem diversos países da União Europeia e outras regiões.
O governo Netanyahu viola abertamente deliberações emanadas da Corte Internacional de Justiça, colocando-se à margem do direito, além de desrespeitar o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral da ONU.
Recentes ataques contra um acampamento de deslocados em Rafah, no sul de Gaza, com dezenas de inocentes assassinados, demonstram claramente inaceitável desprezo à ética humanitária.
Estamos convencidos, querido presidente, que é hora de nosso país se juntar às demais nações que romperam relações diplomáticas e comerciais com o Estado de Israel, exigindo o cumprimento das decisões que colocam fim ao genocídio e garantem a autodeterminação do povo palestino.
Essas medidas, adotadas por nosso país e sob uma liderança de sua envergadura, certamente serviriam de exemplo a outros governos e constituiriam uma imensa contribuição para que se encerre essa carnificina insuportável.
Amanda HarumyAnita Leocadia PrestesAntônio Carlos de Almeida CastroArlene ClemeshaBerenice BentoBreno AltmanBruno HubermanCarol PronerCézar BritoChico BuarqueEleonora Menicucci de OliveiraEmicidaEugênio AragãoFrancirosy Campos BarbosaGilberto GilHeloísa VilelaJamal SuleimanJessé SouzaJoão Pedro StédileJones ManoelJosé de AbreuJosé DirceuJosé GenoínoJuliana NeuenschwanderJuarez TavaresKenarik BoujikianLarissa RaminaLuiz Carlos Bresser-PereiraLuiz Carlos da RochaManoel Caetano Ferreira FilhoManuella MirellaMargarida LacombeMarly ViannaMilton HatoumNathalia UrbanNey StrozakePaulo Borba CasellaPaulo Nogueira Batista Jr.Paulo Sérgio PinheiroPaulo VannuchiPedro SerranoReginaldo NasserSalem NasserUalid Rabah"
Para mais informações, acesse meionews.com