O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, manifestou sua intenção de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026. Caiado, membro do partido União Brasil e aliado de Jair Bolsonaro, busca o apoio do ex-presidente para sua candidatura, considerando a inelegibilidade de Bolsonaro até 2030. Em uma entrevista ao jornal O Globo, Caiado expressou seu respeito pelas decisões pessoais de Bolsonaro e reconheceu a importância do apoio do ex-presidente em sua campanha.
“Eu sou extremamente respeitoso em relação às decisões pessoais do ex-presidente Bolsonaro, mas não posso negar a importância do apoio dele na campanha. Trabalharei, sim, para ter o apoio dele à minha candidatura. Acho que nenhum martelo está batido, ainda estamos em um processo de avaliar gestões e os cenários possíveis até 2026”, disse.
O governador destacou que está em um processo de avaliação das gestões e cenários possíveis até 2026, ressaltando que trabalhará para merecer o apoio de Bolsonaro. Caiado já concorreu à Presidência em 1989, alcançando a 10ª posição entre 22 candidatos. Ele enfatizou a consistência de seus valores conservadores desde aquela época, alinhados aos princípios defendidos pelo bolsonarismo na sociedade brasileira.
Em relação às eleições municipais deste ano, Caiado afirmou que o União Brasil, partido de orientação conservadora ao qual é filiado, não apoiará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O partido, integrante do Centrão e responsável por liderar três ministérios na Esplanada, mantém uma postura conservadora e alinhada ao governo nos projetos de interesse nacional.
Caiado ressaltou que, apesar de administrar o estado em colaboração com prefeitos do PT e do PSB, não estará no palanque desses partidos nas eleições de 2026, reforçando a visão conservadora do União Brasil.