Jair Renan Bolsonaro, filho "04" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), fez uma postagem no Instagram com teor homofóbico, fazendo uma alusão indireta ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que é assumidamente homossexual. Na publicação, ele comparou o governador de Santa Catarina com o vizinho gaúcho:
"Santa Catarina segue sendo o estado mais seguro do Brasil. Meu governador dá fuzil e segurança, enquanto o nosso vizinho dá outra coisa".
A postagem de Jair Renan exaltava Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina. Renan, que trabalhava no gabinete do senador Jorge Seif (PL), deixou o cargo para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (SC). Se eleito, aos 26 anos, ele se tornará o quarto filho de Jair Bolsonaro a entrar na política.
Esta não é a primeira vez que Jair Renan se envolve em controvérsias durante sua pré-candidatura. Seu pai, Jair Bolsonaro, já o repreendeu por uma declaração polêmica sobre os moradores do Rio de Janeiro. Em março, Jair Renan justificou sua mudança para Santa Catarina, afirmando:
"Sabe por que eles falam tão mal de Santa Catarina? Porque somos um povo trabalhador, honesto. Por isso que eu saí do Rio de Janeiro e vim pra cá", autodenominando-se "catarinense por opção".