O retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Brasília, inicialmente agendado para esta quarta-feira (3), foi adiado, prolongando sua estadia no Rio de Janeiro durante a virada do ano. A nova data para seu retorno ao Palácio do Planalto ainda não foi determinada, e a expectativa é que ele não participe de reuniões de trabalho esta semana.
Lula celebrou o réveillon na base naval da Restinga de Marambaia, no Rio, acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva. A região litorânea é restrita e administrada pelas Forças Armadas.
Antes da virada do ano, o presidente passou o Natal com familiares no Palácio da Alvorada, em Brasília. Para retomar suas atividades, Lula terá que definir a substituição de Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com a indicação de Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma vaga no primeiro escalão do governo ficará disponível.
Ao longo do ano, Lula planeja percorrer o país para inaugurar obras, em contraste com 2023, quando deu prioridade à agenda internacional.