Nesta quarta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Brasília.
Blinken chegou ao Palácio do Planalto pouco depois das 9h e foi recebido por Lula para uma reunião a portas fechadas. Os temas em discussão, conforme informado pelos dois governos, abrangem "questões bilaterais e globais".
Ao ser questionado na chegada, Blinken expressou estar "ansioso" pelo encontro, porém evitou comentar sobre o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.
Durante a reunião, relatos indicam que Lula indagou a Blinken sobre a data das eleições presidenciais norte-americanas. O secretário americano esclareceu que a votação está marcada para novembro e mencionou que, devido à polarização no país, grande parte dos votos já está decidida, com um foco especial em estados-chave como Michigan e Wisconsin.
Esta visita representa a primeira incursão do secretário de Estado do governo Joe Biden ao Brasil. Nos Estados Unidos, o Departamento de Estado é responsável pela condução da política externa, uma função análoga ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.
Além disso, o governo americano informou que Blinken destacará o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G20, um grupo que reúne as principais economias mundiais, e à parceria entre os dois países nas áreas de direitos trabalhistas e transição energética. No entanto, é esperado que o conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, também seja abordado durante a conversa entre Lula e Blinken, já que o secretário de Estado tem estado envolvido nas negociações internacionais na tentativa de encontrar uma solução para a guerra.