A recente saída de Ana Moser do cargo do Ministério do Esporte (ME) gerou um mal-estar dentro da base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há preocupações tanto pelo fato de Moser ter sido substituída por um nome indicado do Centrão, o deputado federal André Fufuca (PP-MA), quanto pela perda de representatividade feminina em uma administração que destaca o discurso da igualdade de gênero.
No cenário atual de debate em torno desses acontecimentos, as mulheres que permaneceram no governo receberam destaque durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, realizado na manhã de hoje, em Brasília. A organização do evento posicionou Lula ao lado de seus ministros, incluindo Nisia Trindade (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Marina Silva (Meio Ambiente), Esther Dweck (Gestão), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Margareth Menezes (Cultura), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Cida Gonçalves (Mulheres).
Durante o desfile, as mulheres, incluindo a primeira-dama, Janja Lula, foram próximas do presidente, e até mesmo posaram para uma foto com ele, capturada pelo fotógrafo oficial da presidência, Ricardo Stuckert.
Além das discussões em torno da missão de Ana Moser, Lula também tem enfrentado críticas nas redes sociais por não ter feito um agradecimento público pelo trabalho da ex-ministra. Embora o presidente tenha se reunido com Moser duas vezes nesta semana, esses encontros ocorreram a portas fechadas.
Posicionamento de ministros
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, defendeu o mandatário ao ser questionado sobre o tema, destacando o carinho e a admiração do presidente pelo trabalho de Moser na área do esporte. Ele ressaltou que Lula acredita que a ex-ministra continuará colaborando com o esporte brasileiro e as políticas públicas federais, sem entrar em detalhes.
Por sua vez, Ana Moser divulgou uma nota em que expressou sua tristeza pela troca no cargo.
Duas das ministras do governo de Lula também elogiaram a ex-chefe do ME. Cida Gonçalves relatou a trajetória admirável de Moser e seu compromisso com a valorização do futebol feminino e a igualdade de gênero. Esther Dweck destacou a seriedade e competência de Moser na transformação da sociedade por meio do esporte.
Relação com o Exército
Além disso, durante o desfile, Lula posou para fotos com os comandantes das Forças Armadas e o ministro da Defesa, José Múcio, em uma tentativa de melhorar as relações entre seu governo e os militares e aliviar as tensões existentes. O presidente declarou aproximação com os líderes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
Para mais informações, acesse Meionorte.com