Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para a Europa, em missão oficial, com compromissos com o Papa Francisco, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o chefe do governo francês, Emmanuel Macron. O primeiro destino de Lula será Roma, capital italiana, o qual tem a embarcação marcada para a noite desta segunda-feira.
Esta será a sétima viagem internacional do Executivo desde o início de sua governança. O principal objetivo de Lula é recuperar a boa imagem que o Brasil dispõe ao olhar estrangeiro, além de relembrar a sua potência no mercado de commodities. O presidente já visitou nove países neste período: Argentina, Uruguai, Estado Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha, Reino Unido e Japão.
Nesta terça (20), Lula deve se encontrar com o sociólogo italiano Domenico de Mesi. Enquanto que, na quarta (21), ele tem reunião marcada com o Papa Francisco, Mattarella e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Na quinta (22), o chefe do Executivo irá a Paris, a convite de Macron, para participar de uma conferência sobre economia sustentável, chamada Novo Pacto Financeiro Global.
O presidente ainda deve discursar no Power Our Planet, no Campo de Marte, durante show da banda estadunidense Coldplay.
Em seguida, na sexta-feira (23), Lula deve se manter presente no Diálogo de Alto Nível da Cúpula, também em Paris. Nele, o presidente tratará de questões referentes à pobreza e à paz na guerra entre Ucrânia e Rússia.
Na reunião com o presidente da França, a discussão será em torno da aliança entre Mercosul e União Europeia e pontos ambientais.