Lula tem dreno retirado após procedimento e segue bem, lúcido e orientado

Presidente fez uma cirurgia de emergência para drenar hematoma na cabeça e, nesta quinta passou por um procedimento para evitar um novo sangramento

Presidente Lula | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente Lula teve o dreno intracraniano removido na noite desta quinta-feira (12) e permanece internado sob cuidados intensivos, conforme boletim médico do Hospital Sírio-Libanês. Segundo o comunicado, Lula está "lúcido, orientado, conversando normalmente, alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares". Pela manhã, o presidente passou por um procedimento para prevenir um novo sangramento no local.

"O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados intensivos. Pela manhã, foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média). Na parte da tarde, realizou novos exames laboratoriais e, no início da noite, foi retirado o dreno intracraniano, sem intercorrências. Permanece lúcido e orientado, conversando normalmente, alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares. O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica, liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio", disse o boletim.

PREVISÃO DE ALTA

A alta médica do presidente está prevista para o início da próxima semana, entre segunda e terça-feira. De acordo com os médicos, o exame neurológico apresenta resultados normais. A única orientação é de repouso relativo, evitando esforços físicos e situações de estresse emocional.  

CIRURGIA DE EMERGÊNCIA

O presidente Lula, de 79 anos, passou por uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça, consequência de uma queda sofrida em outubro. Segundo relatos, ele manteve serenidade, seguindo orientações médicas, e apresentou boa recuperação desde o início.

O procedimento, realizado às 7h10, durou menos de uma hora, com sedação leve, sem necessidade de anestesia geral. O neurologista Rogério Tuma destacou que a intervenção foi preventiva e que a chance de o hematoma reaparecer é baixa.

RECUPERAÇÃO

A recuperação de Lula exige repouso relativo, e visitas, exceto da família, estão proibidas até o fim da internação. Apesar de estar "apto para praticar qualquer ato de vida", os médicos recomendam que ele evite trabalhar para não sofrer estresse. O prefeito Kalil acredita que Lula deve conversar com seus assessores nos próximos dias, mas a prática de atividade física será adiada.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES