O presidente Lula (PT) criticou Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que o ex-presidente "agora está dentro de casa com o rabinho preso", ao mesmo tempo, em que presta depoimentos à Polícia Federal. Durante um evento realizado em Fortaleza (CE) na tarde desta sexta-feira (12), Lula reiterou a responsabilização a Bolsonaro pela morte de pelo menos 300 mil brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Lula destacou a demora do governo em adquirir imunizantes contra o vírus como um dos fatores que contribuíram para esse trágico resultado.
Durante sua fala, Lula se referiu a Bolsonaro como um "mentiroso", ao comentar sobre a operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema para alterar o cartão de vacinação do ex-presidente e seus auxiliares. Lula afirmou que Bolsonaro deve ser responsabilizado pelas "mentiras" que propagou ao longo dos quatro anos de seu governo.
"Agora ele está dentro de casa com o rabinho preso. Está prestando depoimento. Ele vai saber o quanto foi ruim para ele mentir durante o governo. Até o cartão de vacina ele falsificou. Imagina que qualidade de presidente da República que falsifica seu cartão de vacina durante uma pandemia", disse o presidente.
Lula comentou sobre os golpistas que foram presos por atos antidemocráticos e por depredarem prédios dos Poderes da República em 8 de janeiro. Lula afirmou que esses indivíduos "vão aprender uma lição". Ele também destacou que esses golpistas planejavam atentar contra a democracia durante sua posse, mas desistiram devido à presença de milhares de pessoas que prestigiaram a cerimônia em Brasília naquela data.
(Com informações da Folhapress - Tiago Minervino)
Governo aumenta em mais de 1 milhão vagas em escolas de tempo integral
Nesta sexta-feira (12), Lula assinou uma Medida Provisória que visa a criação do Programa Escolas de Tempo Integral. Com um investimento total de R$ 4 bilhões, o governo tem como objetivo aumentar em 1 milhão o número de vagas de ensino em tempo integral nas escolas de educação básica em todo o país. O anúncio ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Antes, Lula visitou a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Johnson, na capital cearense.
Os recursos serão repassados aos estados e municípios, a fim de que estes possam expandir as matrículas em suas redes de ensino. A medida é destinada a todos os entes federados, que deverão aderir e estabelecer metas em conjunto com o Ministério da Educação (MEC).