Nos deixaram! Relembre 4 mortes marcantes de políticos brasileiros - 1. Ulysses Guimarães

Relembre quatro histórias de mortes marcantes de políticos brasileiros que deixaram legados. - 1. Ulysses Guimarães

Slide 2 de 4

1. Ulysses Guimarães

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ulysses Guimarães lutou pela redemocratização do país na época da ditadura e, mais tarde, teve papel fundamental na criação da Constituição Brasileira de 1988. Em 1973, ele chegou a lançar uma anticandidatura simbólica à Presidência da República, repudiando o governo militar. Nos anos seguintes, participou de campanhas em favor da democracia e luta pela anistia. Ele foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte, contribuindo diretamente com os avanços adquiridos. 

Em 1989, ele se candidatou à Presidência da República, mas recebeu apenas 4,4% dos votos. Era deputado federal em 1992, durante o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Melo.  

Nesse período, voltou a ganhar popularidade porque lutou para que a votação do impeachment no Congresso não fosse secreta. Ele teve sucesso e no dia 2 de outubro de 92 Collor foi afastado do poder, numa votação aberta.

No dia 12 de outubro do mesmo ano, o helicóptero que levava Ulysses Guimarães, sua esposa, o ex-senador Severo Gomes e a mulher, sofreu um acidente e caiu em Angra dos Reis.  Todos morreram, incluindo o piloto. O acidente chocou o país, principalmente porque o corpo de Ulysses Guimarães nunca foi encontrado. 

 

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES