Tancredo Neves foi o primeiro Presidente da República civil eleito desde 1960. Ele ficou gravemente doente e foi internado um dia antes de tomar a posse, causando uma enorme comoção nacional.
Sua carreira política começou no interior de Minas Gerais, onde foi vereador. Ao longo dos anos, cresceu nesse cenário, tendo sido deputado estadual e federal.
No segundo governo de Getúlio Vargas, foi nomeado Ministro da Justiça. Foi durante esse mandato que Vargas se suicidou. Após a morte de Getúlio, Tancredo articulou a candidatura de Juscelino Kubitschek à presidência.
Em 1961, com a renúncia de Jânio Quadros, Tancredo Neves assumiu o cargo de Primeiro Ministro, na breve existência do regime parlamentarista no Brasil.
Tancredo Neves já vinha sentindo dores abdominais durante a campanha, mas continuou com o trabalho duro, com o objetivo de tomar posse antes de cuidar da saúde e anunciar publicamente sua doença (diverticulite).
No dia 14 de março de 1985, foi internado para uma cirurgia de emergência. No dia seguinte, Sarney assumiu a presidência, lendo o discurso de posse escrito por Tancredo Neves. Tancredo não resistiu à doença e morreu 38 dias depois, em 21 de abril de 85.