O presidente Lula (PT), concedeu entrevista exclusiva na manhã desta sexta-feira (21) ao jornalista Ari Carvalho, do grupo Meio. O momento aconteceu durante presença do chefe do executivo nacional em terras piauienses, onde se localiza a sede do grupo de comunicação. Lula veio ao Piauí participar da Caravana Federativa, iniciada na última quinta e que encerra nesta sexta.
Em uma conversa descontraída e dinâmica, Lula respondeu sobre as últimas pesquisas que começam a mostrar uma reação positiva na avaliação do governo, comentou sobre a forma que encontrou o governo pós-Bolsonaro e, por diversas vezes, destacou ações do Piauí, tanto nas gestões de Wellington Dias, bem como também do atual governador Rafael Fonteles. Lula também fez questão de confirmar que participará da eleição em Teresina.
Durante a entrevista, o presidente antecipou diversos anúncios de obras e investimentos no Piauí que serão feitos durante a Caravana Federativa. Veja:
- - concessão de uma área para implatação do porto de Luís Correia
- - doação do terreno para a construção da unidade da FioCruz
- - doação do terreno para sede da Polícia Federal
- - imovel para o polo de inovação do instituto federal do Piauí
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA:
POLARIZAÇÃO NO BRASIL
Temos apenas que compreender que estamos vivendo um momento histórico no Brasil, diferente do que a gente tinha. A eleição da Dilma contra o Aécio se potencializou essa polarização. Ele foi muito duro contra a Dilma e depois contestou as eleições. De lá pra cá, se gerou um clima. O país está muito polarizado hoje. Isso não é um problema, isso existe no mundo inteiro. Nunca antes nesse país ninguém tinha consumido tanto recurso público para se manter (menção a Bolsonaro). Nós não fizemos nenhum discurso radical na transição. Poderíamos ter mostrado toda a podridão do governo Bolsonaro, mas não fiz isso. Fizemos um processo e descobrimos que era preciso reconstruir o Brasil.
INVESTIMENTOS
Lula citou investimentos que foram retomados, além dos programas sociais. Mencionou um aporte que estava congelado para o setor cultural e também os incentivos dados para a indústria voltar a produzir em larga escala.
Em 2010 o Brasil produzia 3 milhões e 800 mil carros por ano. 2023, eu voltei e o Brasil só produzia 1 milhão e 800 mil carros por ano. O Brasil passou a produzir metade do que 15 anos atrás. Destruíram a indústria naval. Com muita paciência, tô tomando pé da situação e resolvendo. O PAC é um investimento de 1 trilhão e 700 bilhões de reais para 2028 entre público e privado. Só para o nordeste, o PAC prevê 700 bilhões. 15 bilhões para cultura, mais produção nacional.
AVALIAÇÃO DE PESQUISAS
Quando saiu a pesquisa eu falei, olha, muita paciência, o povo é muito mais Inteligente do que a gente pensa, o povo não é sempre que trabalha com emoção. No primeiro ano de mandato, só é gerada a expectativa. No segundo ano, o cara já começa a procurar. Mas não é do dia pra noite. Já aumentamos o salário mínimo por dois anos, fizemos isenção de imposto de renda, tivemos o crescimento da massa salarial, o PIB cresceu o triplo do que diziam.
Eu acho que o ser humano é 80% emoção, e 20% razão. Nós somos pura emoção. Vai chegar o momento em que a emoção vai sendo motivada a ser mais forte que a razão. Aí você vai votar em alguém que ache que está fazendo pelo povo. Tô muito tranquilo com isso.
JOGOS DE AZAR
Sempre achei que o jogo do bicho era o que mais distribuía dinheiro. Isso é considerado contravenção. Mas e a jogatina que se tem hoje no esporte? Quem regula isso? Eu não acredito no discurso de que se tiver cassino o pobre vai gastar lá, vai gerar é trabalho pra ele. Eu não aposto nada. Em 1974 eu ganhei na loteria esportiva, aí eu guardei meu cartão e descobri um lado maldoso. Não contei pra ninguém que tava rico. No dia seguinte, minha riqueza desapareceu porque ganharam 30 mil pessoas e o dinheiro ficou 100 reais pra cada um. Não sou favorável a jogo, mas se for feito um acordo, não há porque não sancionar.