Pastor bolsonarista fica no lugar de Dallagnol; veja íntegra da recontagem!

Os candidatos do partido Podemos-PR, com exceção de Deltan Dallagnol, não atingiram o requisito estabelecido pelo artigo 108.

Itamar Paim em card com Jair Bolsonaro | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após a cassação do ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) concluiu nesta quarta-feira, 17 de maio, a retotalização dos votos proporcionais para o cargo de deputado federal. Esse processo de recontagem foi realizado por meio do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT).

Como resultado da retotalização, Itamar Paim, do partido PL, assumirá o cargo de deputado federal em substituição a Deltan Dallagnol, do Podemos-PR, cujo registro de candidatura foi indeferido de forma unânime pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros decidiram que os votos recebidos por Dallagnol seriam computados a favor do partido pelo qual concorreu.

Leia Mais

Paim é pastor evangélico, tem 49 anos e é bolsonarista fiel. Inclusive, divulgou cards com a imagem do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). 

CONFIRA A RETOTALIZAÇÃO COMPLETA DO TRE-PR

A retotalização ocorre por meio da interligação de sistemas. O Sistema de Candidaturas recebe a informação da decisão e automaticamente lança os dados para reprocessamento no SISTOT.

Os candidatos do partido Podemos-PR, com exceção de Deltan Dallagnol, não atingiram o requisito estabelecido pelo artigo 108 do Código Eleitoral em relação à votação nominal. De acordo com a norma, a votação nominal deve ser igual ou superior a 10% do quociente eleitoral.

Embora o Podemos-PR tenha conseguido atingir esse quociente por meio da legenda, a votação nominal precisa preencher pelo menos 10% desse quociente eleitoral. O primeiro colocado do partido, que teve sua candidatura indeferida, obteve 344.917 votos, enquanto o candidato imediatamente posterior recebeu apenas 11.925 votos. Isso significa que ele não alcançou o percentual mínimo de 10% em relação ao quociente eleitoral, que foi de 201.288 votos nas Eleições de 2022. Consequentemente, de acordo com as disposições legais, Itamar Paim foi considerado eleito para o cargo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES