O prefeito de Picos, Gil Paraibano (PP), anunciou o fim da aliança política com o grupo do ex-prefeito Zé Neri. Ao lado do filho, o deputado estadual licenciado, Aldo Gil (PP), ele concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (30), explicando os motivos para o rompimento.
Segundo Aldo Gil, ainda em dezembro, o deputado estadual Nerinho (PT) - filho de Zé Neri - pediu até o dia 6 de janeiro para conversar com o governador Rafael Fonteles (PT), antes de se posicionar sobre a situação em Picos. Desde então, diz Aldo, os dois não mais se falaram.
Um novo prazo foi dado. Prazo esse que se findou nesta terça. Sem uma resposta objetiva, Algo e Gil não pensaram duas vezes e decidiram por encerrar a aliança.
“Não poderíamos aguardar até março, abril, maio, para chegar lá na frente e eles não poderem ficar com a gente”, explica Aldo.
REAÇÃO – O grupo político liderado por José Neri, ex-prefeito de Picos, Nerinho, deputado estadual, e Xandú Neri, vice-prefeita de Picos, emitiu esclarecimentos acerca do rompimento político com o grupo do atual prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, conhecido como Gil Paraibano.
Na ocasião, compareceram o ex-prefeito de Picos, José Néri; a vice-prefeita Xandú Neri; os vereadores Matusalém Almeida, Dalva Mocó e Maté; e o secretário de Cultura de Picos, Valmir Santos.
Xandú Neri, vice-prefeita de Picos, filha de Zé Neri e irmã de Nerinho, destacou que este é um novo momento político no qual a amizade prevalece. Ela expressou sua gratidão pelo tempo em que esteve na gestão do prefeito Gil Paraibano e anunciou que o grupo se manifestará após uma conversa entre Nerinho e o governador Rafael Fonteles.
"O nosso grupo foi surpreendido com o rompimento. Em nome do deputado Nerinho, que se pronunciará posteriormente após reunião com o governador, agradeço o período que fomos acolhidos pela gestão do prefeito Gil Paraibano. A amizade permanece, é um momento político novo, um ciclo político novo, e o nosso grupo só irá se manifestar após a conversa do deputado Nerinho com o governador, pois ele é o nosso líder maior", afirmou.
O ex-prefeito de Picos, José Neri, comentou sobre o rompimento, mencionando que foi pego de surpresa com a decisão, mas que foi bem compreendida pelo grupo.
"Confesso que fiquei surpreso, pois ouvia boatos, mas ficamos surpresos. Eu desejo boa sorte ao prefeito e ao seu grupo. Estamos felizes, não temos rancor, mágoa ou qualquer sentimento ruim, foi um rompimento amigável, bem entendido e compreendido pelo grupo do deputado Nerinho, mas quem fala pelo grupo é o deputado Nerinho, que está aguardando uma audiência com o governador para mostrar o potencial do nosso grupo", afirmou.
Xandú Neri também justificou a ausência do vereador Chaguinha e do pré-candidato Adalberon Filho, que cumprem agenda na capital Teresina.