PL elabora projeto para tentar barrar inelegibilidade de Bolsonaro

A proposta divide opiniões de parlamentares do próprio partido que hospeda o ex-presidente

Deputados do PL buscam reverter cenário negativo a Bolsonaro | Isac Nóbrega
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Deputados do Partido Liberal (PL) planejam apresentar um projeto de lei visando conceder anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta foi idealizada pelo deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) e tem como objetivo perdoar os frequentes crimes eleitorais, políticos e sociais cometidos pelo ex-chefe do Executivo em 2022. Sanderson anunciou que protocolará o documento na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (29).

De acordo com a analista política, Renata Agostini, a iniciativa de criar um projeto de lei para isentar Bolsonaro da responsabilização e penalização não é única, porém, sua viabilidade é incerta.

Leia Mais

A bancada do Partido Liberal na Câmara, composta por 99 deputados, apresenta divergências em relação ao projeto. Alguns parlamentares apoiam a proposta e acreditam que o processo de julgamento do ex-presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é movido por influências partidárias. Já a outra parcela da legenda está mais “interessada” em outros assuntos, uma vez que já identificam que o texto tem alta chance de não reverter o cenário negativo.

O ex-presidente é alvo de uma ação movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Corte Eleitoral, que o denuncia por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em uma reunião realizada com embaixadores em julho de 2022.

Caso seja condenado, Bolsonaro poderá ficar inelegível durante oito anos. Até o momento, o placar do julgamento está em 1 a 0 a favor da condenação à inelegibilidade, após o voto do relator da ação, ministro Benedito Gonçalves. O julgamento será retomado ainda nesta quinta-feira (29).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES