Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) trouxe boas perspectivas para a gestão municipal no Piauí, indicando que 63,3% dos prefeitos estão otimistas em relação ao ano de 2024. Esse índice coloca o estado na segunda posição entre os mais confiantes do país, ficando atrás apenas do Amazonas, que registrou um índice de 66,6%. O resultado demonstra um panorama positivo para o futuro próximo da administração municipal.
Ao todo, 25,9% dos prefeitos piauienses entrevistados manifestaram não estar tão otimistas, enquanto 10,8% não responderam ao questionamento da CNM. Esse cenário de confiança contrasta com a realidade nacional, onde a média de otimismo dos prefeitos é inferior, com 47,6% manifestando expectativas positivas para 2024.
A análise regional revela que, além do Piauí, os estados mais confiantes em relação à economia em 2023 são o Amazonas e a Paraíba, com índices de otimismo de 66,6% e 63,9%, respectivamente. Em contrapartida, os estados mais pessimistas são Mato Grosso (34,1%), Santa Catarina (37,6%), Rio Grande do Sul (39,4%) e Minas Gerais (41,4%).
É importante ressaltar que as expectativas dos prefeitos piauienses para 2024 divergem significativamente da média nacional, onde 46,7% das prefeituras consultadas não acreditam em um cenário positivo para as finanças municipais no próximo ano. O otimismo manifestado pelos gestores do Piauí pode refletir uma conjuntura favorável local, apesar dos desafios econômicos enfrentados em nível nacional.
A pesquisa da CNM evidencia a importância de compreender as nuances regionais e estaduais para um entendimento mais preciso das perspectivas econômicas.