Sem citar nomes, mas deixando claro o destinatário, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, que visitou o Piauí no último final de semana, alfinetou o ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira. Ao receber um relatório do PT no Piauí e os planos de expansão da sigla para a eleição que se avizinha, a deputada federal disparou:
"Agora eu entendo porque um presidente nacional de partido, que é daqui do Piauí, tem falado mal do presidente Lula, ele não tem vida fácil no Piauí e nem terá", disse para militãncia ao notar a expansão do PT em Prefeituras e a queda do Progressistas.
O líder do PT no Piauí, João de Deus, prometeu à Gleisi que o Estado terá um dos melhores desempenhos da sigla em âmbito nacional.
O QUE GLEISI DEIXOU EVIDENTE?
Nos discursos no Piauí, a líder nacional do PT evidenciou que a eleição municipal é peça-chave para reeleição de Lula à Presidência em 2026. Ou seja, se engana quem acredita que o atual mandatário não se candidatar, ou não conta com o apoio da maioria do partido.
Para isso, a legenda adotou um discurso de valorização dos aliados políticos, brecando qualquer 'atropelo' do PT em siglas aliadas. A ordem é respeitar os partidos da base como se fossem o próprio PT, e atuar para reforçá-los.