O ministro Cristiano Zanin, recém-empossado no Supremo Tribunal Federal (STF), enfrentará uma importante tarefa como relator de um processo relacionado às lojas Havan, pertencentes ao empresário Luciano Hang, conhecido por seu ferrenho apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Anteriormente, Zanin atuou como advogado de defesa do presidente Lula.
O processo em questão refere-se a uma ação movida pela Havan contra o Estado de Santa Catarina. A rede de lojas exige pagar uma alíquota menor de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a tarifa de energia elétrica.
Luciano Hang, durante o governo Bolsonaro, destacou-se por sua participação em várias campanhas de apoio ao ex-presidente. Ele ficou conhecido pelo terno verde e amarelo, em alusão à bandeira do Brasil. Entretanto, após a derrota de Bolsonaro em 2022, Hang mostrou sinais de aproximação com Lula, chegando a divulgar um vídeo desejando "sucesso" ao atual presidente.
O ministro recém-empossado foi indicado por Lula para ocupar a vaga no STF e foi oficialmente empossado na última quarta-feira (03), assumindo o lugar que era ocupado pelo ministro aposentado Ricardo Lewandowski. Agora, Zanin terá a responsabilidade de analisar e decidir sobre a ação da Havan, um caso que certamente atrairá atenção e interesse do público dada a relação do empresário com figuras políticas dramáticas.
Saiba mais em: Meionorte.com