O Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu uma declaração em defesa do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), criticando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por comprometer o decoro do cargo ao rotular o responsável pela articulação política de Lula como "incompetente".
Na quinta-feira (11), durante uma entrevista em Londrina, no norte do Paraná, Arthur Lira atacou Alexandre Padilha, chamando-o de "desafeto pessoal" e acusando-o de propagar "mentiras" sobre sua influência na presidência da Câmara.
Em seu comunicado, o PT expressou sua solidariedade irrestrita a Padilha e afirmou que a competência do ministro de Lula é inegável. "Ao atacar o ministro Alexandre Padilha, o deputado Arthur Lira compromete a liturgia do cargo de presidente da Câmara e ofende a harmonia entre os Poderes da República", afirma o PT.
Na nota, a legenda diz ainda que o Brasil precisa de "relações republicanas saudáveis" para superar um clima beligerante no país, provocado por disputas políticas.