Em uma coletiva realizada na quarta-feira (6), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilham a crença na democracia. O encontro foi descrito por Zema como "uma reunião tranquila", destacando que, apesar das divergências de opinião, ambos são democratas, inclusive em suas relações pessoais. O governador ressaltou ainda seu respeito pelos prefeitos mineiros filiados ao PT.
A reunião entre Zema e Lula teve como pautas principais a discussão sobre a dívida de Minas Gerais com a União e os desdobramentos do desastre causado pelo rompimento da barragem em Mariana, em 2015. Zema revelou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se comprometeu a apresentar até o final deste mês uma proposta para aprimorar o atual regime de recuperação fiscal.
Além disso, o governador indicou que a proposta de ressarcimento pela tragédia de Mariana será apresentada pela Samarco, BHP Billinton e Vale ainda neste mês, em meio à disputa pela direção da Vale. Este é o segundo encontro entre Zema e Lula em quase um mês, sendo que no mês passado, o presidente participou de um evento para anúncio de investimentos em Minas Gerais.
Cabe ressaltar que, apesar da participação de Zema no ato pró-Bolsonaro na Avenida Paulista no último dia 25, o governador tem buscado diálogo com líderes de diferentes espectros políticos. Iniciativa essa que se contrapõe à vista pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), figura política que ainda resiste em dialogar com líderes de partidos da esquerda.
Para mais informações, acesse MeioNorte.com