Aconteceu no último domingo (17) o 8º Congresso Estadual do Psol Piauí. Na ocasião, a sigla, além de definir as teses que serão apresentadas e defendidas pelo partido em 2024, também elegeu uma nova presidente.
A eleita foi a professora Cyntia Falcão, militante histórica do partido e ex-candidata a vice-governadora. Em 2022, Cyntia concorreu em uma chapa pura da legenda, encabeçada pela também professora Madalena Nunes. Na época, a dupla obteve 4.759 votos e ficou em quarto lugar.
O agora ex-presidente Sammuel Santos usou as redes sociais para parabenizar a nova direção do Psol e destacou os principais pontos de sua gestão. Sammuel lembrou ainda que o congresso marca a definição do rumo que o partido deve seguir pelos pŕoximos 3 anos.
Elegemos uma mulher negra, professora, para nos representar. Estou concluindo minha gestão como Presidente. Foram 2 anos de trabalho, reencorajando a militância após uma pandemia e ciclos de dor e luto. Entreguei meu tempo, deixei de lado projetos mais pessoais, perdi empregos por perseguição política e até nos espaços internos senti no corpo e na mente forte o racismo estrutural dessa sociedade. Derrubaremos todos os "símbolos" racistas. Os partidos políticos e espaços de representação e poder são expropriados do nosso povo, seguiremos nós jovens negras(os), mulheres negras, Igbts, trabalhadores periféricos/as ousando subverter a ordem. Meu corpo pulsa uma vontade enorme de fazer cada vez mais essa política com Vocês. Vale a pena lutar e bem viver.