O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta sexta-feira (19) que seu sistema de computadores foi afetado por um incidente cibernético global que ocorreu durante o dia. Houve interrupção no funcionamento dos serviços voltados ao público externo no início do dia, mas o tribunal esclareceu que nenhum processo ou arquivo foi danificado.
De acordo com o STF, o problema já foi solucionado após uma intervenção manual em todas as estações de trabalho afetadas. O tribunal explicou que o incidente teve origem em uma falha de um dos sistemas que utiliza, relacionada a uma atualização de segurança da empresa CrowdStrike, fornecedora de serviços digitais.
MENOR IMPACTO
Embora o incidente tenha causado atrasos em diversos serviços ao redor do mundo, incluindo impactos em voos e sistemas bancários, o diretor de tecnologia da Sage Networks, Thiago Ayub, destacou que o impacto no Brasil foi relativamente menor devido a fatores como a pequena base de clientes da CrowdStrike no país e o horário da atualização que causou o problema, que ocorreu durante a madrugada.
Ayub esclareceu que o incidente não afetou computadores pessoais, pois a versão do software da CrowdStrike afetada é voltada apenas para uso empresarial, não sendo disponível para usuários domésticos.
Essa combinação de fatores contribuiu para minimizar os efeitos do incidente no Brasil em comparação com outros países mais impactados pela falha.