Subestação será inaugurada no Piauí e viabilizará projeto com até 4 mil empregos

O Projeto Marrecas, que abrange uma área rural de São João do Piauí e visa irrigar 1.000 hectares, deve gerar cerca de 4.000 empregos diretos e indiretos. Codevasf inaugurará a subestação no dia 24.

Marcelo Castro Filho aponta para os ajustes finais da subestação do projeto Marrecas. | Reprodução/Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através de sua Superintendência Regional no Piauí, se prepara para inaugurar, 24 de setembro, a infraestrutura de energia do Projeto de Irrigação Marrecas, localizado em São João do Piauí. A cerimônia de entrega contará com a presença de importantes figuras do governo, como os ministros Waldez Góes e Wellington Dias, além de representantes da Equatorial Piauí, líderes políticos, produtores rurais e membros de movimentos sociais.

Com um investimento total de R$ 20,1 milhões, a nova estrutura energética será vital para atender uma área de 1.000 hectares irrigados no Assentamento Marrecas, localizado a 27 km de São João do Piauí. Os recursos utilizados são provenientes do Governo Federal, com contrapartida da Equatorial Piauí.

Leia Mais

Marcelo Castro Filho, superintendente regional da Codevasf no Piauí, destacou a relevância dessa fase do projeto, que ele considera crucial. 

"Aqui, é considerado o coração da obra porque fornecerá energia a todas as bombas existentes para impulsionar a água e dar pressão no sistema de irrigação a ser implantado. A subestação possui capacidade acima de 10 MVA, sendo que a metade dela dará reforço à cidade de São João do Piauí e, posteriormente, será utilizada para reforçar a energia em Canto do Buriti", afirmou.

GERAÇÃO DE 4 MIL EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS

Em termos técnicos, a subestação contará com uma capacidade superior a 10 MVA, alimentada por duas linhas de 60 kV e três de 13,8 kV, que atenderão as estações de bombeamento e uma rede de distribuição composta por 50 transformadores de 30 kVA. Entre outras melhorias, foi instalada uma rede de 69 kV, derivada do seccionamento da LDSJI-02J3 até a entrada da subestação Marrecas Codevasf, que possui 12 MVA de potência. A conclusão da obra, prevista para as próximas semanas, incluirá a energização e a implementação de sinalização de segurança.

O Projeto Marrecas, que abrange uma área rural de São João do Piauí e visa irrigar 1.000 hectares, deve gerar cerca de 4.000 empregos diretos e indiretos. Avaliado em R$ 107 milhões, o projeto também inclui uma série de infraestruturas, como uma estação de bombeamento principal (EB-01) com sete conjuntos de moto-bombas, cinco estações secundárias, e mais de 5.000 metros de canal principal para distribuição de água. Além de beneficiar São João do Piauí, o projeto abrangerá 12 municípios adjacentes, posicionando-se como um potencial centro de fruticultura devido à proximidade com importantes polos de irrigação em Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

Marcelo Castro Filho enfatizou os impactos positivos que o projeto trará para a região, especialmente por ser o primeiro do país a ser implementado dentro de um assentamento. 

"Localizado em uma área que apresenta solos abundantes e de excelente qualidade para a irrigação, clima favorável e água disponível da Barragem Jenipapo, a obra em sua totalidade traz reflexos socioeconômicos importantes, tais como: elevação da oferta de emprego, incremento da produção agrícola, aumento da renda anual, atração de investidores tanto no setor produtivo quanto na comercialização de insumos, máquinas e equipamentos, dentre outros", destacou. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES