Suprema Corte decide que Donald Trump pode disputar eleições dos EUA

Em vitória política para Trump, juízes, de maioria conservadora, autorizaram que ex-presidente siga concorrendo à pré-candidatura

Suprema Corte decide que Donald Trump pode disputar eleições dos EUA | Foto: Reprodução/Instagram
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que o ex-presidente Donald Trump pode concorrer nas eleições presidenciais de novembro deste ano. 

A sentença, que ocorre às vésperas da Superterça, uma importante data das prévias eleitorais, responde a um recurso contra uma decisão do estado do Colorado que impedia a candidatura de Trump devido à sua participação na insurreição de janeiro de 2021. 

A Suprema Corte, composta majoritariamente por juízes conservadores, determinou de forma unânime que cabe ao país, e não aos estados, decidir sobre a elegibilidade dos candidatos. Isso significa que Trump é qualificado para ser pré-candidato pelo Partido Republicano, sem chance de exclusão da corrida eleitoral.

TRUMP COMEMORA

O ex-presidente celebrou a sentença, que chamou de "grande vitória para os Estados Unidos".  

No domingo (3), Donald Trump sofreu sua primeira derrota nas prévias republicanas, sendo derrotado por sua única rival na corrida, a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley, que venceu as prévias da capital Washington.

Anteriormente, Trump havia vencido todas as prévias contra Haley em Nevada, Ilhas Virgens, Michigan, Idaho, Missouri, Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul, o último sendo o estado de origem da rival.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES