Em meio a uma série de viagens pelo Brasil, o presidente Lula (PT) cancelou visitas a Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina, estados onde foi derrotado por Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. Originalmente, Lula planejava lançar o Plano Safra em Rondonópolis (MT) no dia 26 de junho, mas o evento foi adiado e transferido para o Palácio do Planalto.
apoio do agronegócio
A mudança reflete as dificuldades de Lula em conquistar apoio no agronegócio, setor dominante em Mato Grosso, onde o presidente enfrenta forte rejeição. Mesmo com encontros planejados com representantes ruralistas, apenas uma reunião foi realizada até agora. O governo segue buscando formas de diálogo para amenizar a resistência nesse segmento.
inauguração de unidades do Instituto federal
Lula também tinha uma viagem programada para Goiânia no dia 4 de julho, onde inauguraria unidades do Instituto Federal, mas a visita foi substituída por uma viagem a Campinas, em São Paulo. A agenda original incluiria a presença da deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT), pré-candidata à prefeitura da capital goiana.
risco de hostilidade dos apoiadores do ex-presidente
A visita planejada para Santa Catarina, onde Lula participaria de um evento no porto de Itajaí, foi cancelada devido a possíveis hostilidades. Na mesma data, Jair Bolsonaro se reunirá com representantes da extrema-direita em Balneário Camboriú. Assessores de Lula confirmaram que o cancelamento visa evitar confrontos e preservar a segurança do presidente.
Para mais informações, acesse meionews.com