Lula aponta 'jogo especulativo' contra o Real e planeja contra-ataque

“Estou voltando e quarta-feira terei uma reunião, porque não é normal o que está acontecendo, não é normal”, afirmou o presidente

Montagem mostra presidentes Lula (República) e Roberto Campos Neto (Banco Central) | Montagem/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente Lula (PT) manifestou sua preocupação com a recente alta do dólar, classificando o movimento como um "jogo especulativo" e de "interesses" contra o real. Em entrevista nesta terça-feira (2), Lula destacou a anormalidade da situação, mencionando que discutirá possíveis ações com especialistas. "Obviamente que me preocupa essa subida do dólar, é uma especulação, é um jogo de interesses especulativo contra o real nesse país. E eu tenho conversado com as pessoas sobre o que a gente vai fazer. Estou voltando e quarta-feira terei uma reunião, porque não é normal o que está acontecendo, não é normal", afirmou.

Presidente Lula - Foto: Reprodução

resposta estratégica

Questionado sobre possíveis medidas para conter a depreciação do real, Lula foi cauteloso, sugerindo que ações estão em estudo, mas sem revelar detalhes. "Temos que fazer alguma coisa, mas não posso falar porque estaria alertando meus adversários", disse. O presidente enfatizou a necessidade de uma resposta estratégica para proteger a economia nacional, embora tenha mantido sigilo sobre os planos específicos.

Lula voltou a criticar a gestão do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, acusando-o de ter um viés político. No entanto, defendeu a continuidade da autonomia da instituição. "O que não dá é você ter alguém dirigindo o BC com viés político. Definitivamente eu acho que ele tem um viés político. Mas veja, eu não posso fazer nada. Ele é presidente do BC, tem mandato, foi eleito pelo Senado, tenho que esperar acabar o mandato e indicar alguém", declarou. Ele completou: "Mas eu acho que a gente precisa manter o Banco Central funcionando de forma correta, com autonomia, para que o presidente do BC não fique vulnerável às pessoas políticas".

Presidente do BC, Roberto Campos Neto - Foto: Reprodução

vIAGEM AO nORDESTE

Nesta terça-feira, Lula segue com sua agenda de viagem ao Nordeste, participando de eventos em Salvador e Recife. Pela manhã, ele celebra a independência da Bahia em 1823, quando as forças portuguesas foram derrotadas. Em Recife, Lula entrega 448 unidades habitacionais e anuncia novos campi do Instituto Federal de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco em Sertânia. Além disso, será feita a inclusão de duas maternidades no Novo PAC em Ouricuri e Garanhuns, e a assinatura de um contrato do programa de regularização fundiária na periferia.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES