A vereadora Thanandra Sarapatinhas afirmou nesta terça-feira (25) que pedirá uma nova reunião com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) para obter uma posição do chefe do Executivo acerca do fim do uso de animais de tração em Teresina.
“Quem pode dar a palavra final é o prefeito. Aqui na Câmara podemos enriquecer esse debate, trazer opiniões diferentes. Então, depois de analisar tudo o que debatemos, vou pedir uma nova reunião com ele”, explicou.
Uma Audiência Pública foi realizada na Câmara Municipal, nesta manhã, para debater sobre o futuro de cavalos, éguas, burros e equinos que são usados para puxar carroças em Teresina.
A audiência foi proposta pela própria Thanandra Sarapatinhas, juntamente dos vereadores Deolindo Moura (PT), Markim Costa (Sem partido) e Dudu Borges (PT) e atendeu ao pedido feito pela Associação de Carroceiros da capital.
A audiência também contou com representantes da categoria, protetores de animais, Ministério Público, OAB-PI, Secretaria de Segurança, PM-PI, Guarda Municipal e Secretarias Municipais de Governo e Meio Ambiente.
FIM DA TRAÇÃO ANIMAL SERÁ GRADATIVO, DIZ THANANDRA
Thanandra Sarapatinhas foi uma das que usou a tribuna e defendeu o encerramento do uso de animais para puxar carroças em Teresina. A protetora também aproveitou para mostrar casos e imagens de cavalos e burros abandonados por carroceiros que já resgatou. Ela ainda ressaltou que o fim do uso dos veículos não será abrupto. Será gradativo e terá como prazo o período de dois anos.
Ao falar que não desistirá do projeto, a vereadora chegou a dizer que aceitaria até mesmo um prazo gradativo de dez anos para a adequação a proibição do uso de carroças, à exemplo de outras cidades.
“Não vai ser de uma hora para outra. A prefeitura vai ter que profissionalizar essas pessoas, qualificar e arrumar emprego. Ninguém vai ficar sem emprego. Deveriam ler o projeto e não ficar com fake news e arruaça. Mesmo que queiram, eu não vou recuar enquanto não acabar com esse sofrimento para os animais aqui em Teresina”, destacou.
MP A FAVOR DA REDUÇÃO GRADATIVA
A promotora Carmelina Moura falou a favor do fim gradativo das carroças em Teresina e indicou a inclusão de mais secretárias no Indicativo de Projeto de Lei, como a inserção da Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Assistência Social (Semcapis).
“Nos subsidiamos para vir a essa audiência e é neste sentido da substituição gradual, responsável, desses veículos. É importante que haja a longo prazo para isso seja feito”, destacou.
OAB-PI A FAVOR DA CAUSA
A presidente da Comissão de Proteção dos Animais de Teresina da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI), Dárcia Alencar, pontuou sobre a importância do projeto, defendeu a iniciativa da parlamentar em tentar regulamentar o uso da tração animal na cidade e cobrou o engajamento de mais protetores na causa.
“O que vi aqui foi uma vereadora ser atacada, ela sozinha enfrentando uma porção de homens e mulheres que em vários momentos teve a fala interpelada e quanto a outros protetores não os vejo nessa causa com a vereadora”, disse.
OAB-PI de relação com o Legislativo, Lucas Ribeiro, explicou a parte jurídica que fará a regulamentação do uso de animais de tração. O advogado também se manifestou a favor do projeto e explicou que toda a mudança ocorrerá de forma gradativa.
O presidente da Comissão da“Optei por trazer essa visão técnica para que as pessoas possam entender que o projeto a longo prazo vai beneficiar a todos. Esses animais poderão ter um bem-estar, pois os critérios contidos no Indicativo são rígidos, onde as pessoas que forem depositárias fieis desses animais não poderão vender, alugar ou utilizar em outras atividades, dará dignidade a eles até o fim de suas vidas”, frisou.