O próximo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (14) a nomeação de Devin Nunes, ex-legislador e atual CEO da plataforma de mídia social Truth Social DTJ.O de Trump, para o cargo de presidente do Conselho Consultivo de Inteligência do Presidente.
Nunes, um personagem político que é conhecido por ser um defensor de longa data de Trump, liderou o Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados durante parte do primeiro mandato do ex-presidente na Casa Branca. Segundo Trump em uma postagem na própria rede social, Nunes continuará atuando como CEO da Truth Social enquanto exerce sua nova função no painel consultivo.
Durante seu mandato como presidente do Comitê de Inteligência, Nunes afirmou que o FBI teria conspirado contra Trump durante a investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016, que resultaram na vitória do próprio Trump sobre Hillary Clinton.
“Devin se baseará em sua experiência como ex-presidente do Comitê de Inteligência da Câmara e em seu papel fundamental na exposição da empreitada da Rússia para me fornecer avaliações independentes sobre a eficácia e a propriedade das atividades da comunidade de inteligência dos EUA”, informou Trump ao comentar sobre sua escolha.
O Conselho Consultivo de Inteligência do Presidente é um órgão da Casa Branca responsável por fornecer avaliações independentes sobre a eficácia e o planejamento das agências de inteligência.
Além de Nunes, Trump nomeou também neste sábado o executivo da IBM e ex-integrante do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Troy Edgar, para o cargo de vice-secretário do departamento. O empresário Bill White foi nomeado para atuar como embaixador dos Estados Unidos na Bélgica.