Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, viajou a Nova York para enfrentar acusações de suborno à atriz de filmes adultos, tornando-se o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser indiciado em um processo criminal. Trump passará a noite na Trump Tower e deve comparecer ao tribunal na terça-feira (04).
As investigações indicam que Trump supostamente pagou à atriz de filmes adultos Stormy Daniels US$130.000 por meio de seus advogados durante a campanha eleitoral presidencial de 2016 para impedi-la de revelar seu suposto caso, e as despesas foram disfarçadas como "despesas legais", o que seria uma violação do financiamento da campanha.
O ex-presidente, na terça-feira, deve passar pelo procedimento de recolhimento de suas impressões digitais e fotografia oficial como suspeito. Nova York deixou de exibir as imagens de suspeitos desde 2019, sendo assim, Trump não terá foto divulgada.
Trump está atualmente detido e não terá permissão para deixar o tribunal até que seja libertado, embora seja improvável que permaneça preso devido à natureza do crime. Caso a burocracia seja concluída, o republicano deve retornar para Flórida.
Trump pretende usar a acusação a seu favor em sua campanha presidencial, mas não há indicação clara se esse plano será bem-sucedido. Pesquisas recentes mostram que 60% dos americanos aprovam a acusação, mas 76% acreditam que ela tem um componente político. Trump arrecadou US$ 4 milhões para sua campanha 24 horas após o indiciamento ser anunciado. Ele quer usar a acusação para avançar nas primárias do Partido Republicano.