O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve alta do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na manhã deste domingo (15). Lula estava internado desde a noite da última segunda-feira (9) após passar por uma cirurgia de emergência na terça-feira para drenar um hematoma na cabeça, resultado de uma queda no banheiro de sua casa em outubro.
Lula deixou o hospital por volta do meio-dia e deve ficar em sua residência em São Paulo até pelo menos quinta-feira, quando fará uma nova tomografia para reavaliação. O médico Roberto Kalil destacou que, embora Lula esteja de alta hospitalar, ainda não recebeu alta médica.
Inicialmente, se era estimado que o presidente só saísse do hospital no início da semana, entre segunda e terça-feira, mas a rápida recuperação permitiu que a alta fosse antecipada. Segundo Kalil, os exames neurológicos mostraram resultados normais e não há risco de sequelas. O presidente deve seguir repouso relativo nos próximos dias, mas poderá retomar suas atividades de trabalho normalmente, com exceção de atividades físicas, como caminhadas ou viagens internacionais.
Enquanto a equipe médica informava à imprensa sobre sua alta, Lula apareceu de surpresa no auditório do hospital, usando um chapéu para cobrir a cabeça, e falou com jornalistas.
"Como eu achava que eu estava curado, eu confesso a vocês que eu fiquei um pouco assustado pelo volume de crescimento da quantidade de líquido na minha cabeça. Eu fiquei preocupado com a urgência que eles pediram para vir para cá [hospital].", disse o Presidente da República.