O governador Wellington Dias recebe o Prêmio Sérgio Arouca nesta segunda-feira, 13. A cerimônia ocorre ao lado do Castelo da Fiocruz. O prêmio é um reconhecimento por sua atuação como coordenador da temática de vacinação contra a Covid e enfrentamento à pandemia no Forum Nacional de Governadores e como presidente do Consórcio Nordeste em meio à crise da Covid.
Na ocasião, também acontecerá a concessão da Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos.
Criado pela ASFOC-SN no ano de 2004, o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania tem por objetivo preservar a inquestionável obra e memória de Sergio Arouca na defesa da saúde pública no país e, também, valorizar ações de nossa sociedade que visem, da mesma forma, a garantia de direitos e bem-estar social.
Premiados em edições anteriores
Nessa história de quase duas décadas, citamos alguns dos premiados: Ballet Manguinhos; O Instituto Leônidas e Maria Deane; O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde; o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz; o Instituto Fernandes Figueira; o Serviço de Referência em Leishmaniose, do Centro de Pesquisas René Rachou; o Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, dentre outros.
Em 2001, o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz criou a Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos, a qual é oferecida a pessoas, projetos, coletivos, movimentos sociais ou instituições que se destacaram na luta pela atenção social e defesa dos direitos humanos em nosso país.