Criada por lei, a implantação da Fundação Universidade Estadual do Piauí foi discutida nesta quinta-feira, 6, pelo governador Wellington Dias e o reitor da Uespi, Evandro Alberto.
Na reunião, o governador disse que a Uespi está entre as melhores do Brasil no que diz respeito a qualidade dos cursos oferecidos. “É um importante centro de formação para o Estado e para os municípios, sobretudo, na área da educação”, explica, enfatizando que a criação da Fundação Uespi é um importante passo para o Estado, braço voltado para o aprendizado prático e integrado para o desenvolvimento do Piauí.
“Como Poder Executivo precisamos comprar projetos para obras e programas em diversas áreas e a fundação pode, com professores e alunos, com trabalho e aprendizado, dar conta de projetos como esse”, disse o governador, declarando que muitas vezes, o Governo contrata e paga outras fundações para executar a elaboração de projetos. “Agora podemos contratar a Uespi”, disse o governador, destacando a integração com o próprio setor privado. Afinal, são doutores, mestres, especialistas, pesquisadores que atuarão juntos e, com certeza, trarão bons resultados para o Piauí. “Vamos abrir 2022 com este momento marcante, que é a implantação da Fundação Uespi”, disse.
Fundação já tem conselho diretor
O reitor Evandro Alberto esclareceu que a Fundação Uespi já tem um conselho diretor nomeado, presidido pela professora Joselita Isabel e vai funcionar no prédio do antigo Instituto Antonino Freire.
Segundo o reitor, a Fundação vai ofertar para o Estado uma boa prestação de servidos na área de investimentos, trabalhando com pesquisadores, professores e extensionistas. “A Fundação contará com o apoio do Estado para fazer um link com a sociedade”, diz.
A fundação vai trabalhar com demandas do estado, elaborar projetos e programas e também desenvolver atividades necessárias para estrutura do Estado.
Segundo o reitor, a Fundação vai ser estruturada para atender demandas tanto do Estado como de outras instituições e também da própria Universidade. “Ainda não começamos a funcionar, vamos ver a implantação e a partir daí partir para atender as demandas”, explica.