Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são esperadas chuvas intensas em grande parte da faixa Norte do Piauí, incluindo Teresina, com volumes que podem ultrapassar os 80 mm.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para este mês de abril uma tendência de chuvas próximas ou acima da média.
A capital acumulou 876,4 mm, valor 33% acima da média histórica (1991 a 2020), que é de 659,3 mm.
Segundo os dados do CPRM, agora são cinco o pontos que merecem atenção no Piauí em razão do nível dos rios.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, por conta do risco de queda e descargas elétricas.
O aviso de Perigo (alerta laranja) foi emitido na manhã desta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força das águas. A previsão para o Piauí é de mais chuvas.
Somente no mês de fevereiro foram atendidas 81 ocorrências, incluindo 39 vistorias preventivas.
Pela quarto dia seguido, o Instituto emitiu alerta para chuvas intensas que cobrem todo o território piauiense.
Conforme o secretário, na região crítica de Pedro Balzi, na zona Sudeste, pelo menos 300 famílias tiveram suas residências construídas no topo ou nas imediações de morros.
Para Teresina, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) informa que a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas e trovoadas.
Há possibilidade de chuvas fortes entre hoje (18) e amanhã (19)
Segundo aviso do INMET, 198 municípios devem registrar chuvas intensas que podem chegar a 50 mm/dia e ventos fortes com velocidade de até 60km/h
No mapa que prevê o volume chuvas nos meses de fevereiro, março e abril, o quantitativo de chuvas deve ser 70% acima do esperado.
O órgão do Ministério da Agricultura alertou para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h)
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A equipe do órgão, considera moderada a possibilidade de processos hidrológicos em regiões do Piauí e Maranhão
Período chuvoso do Estado é repleto de especificidades e muda de acordo com a região
O buraco, que tem cerca de 8 metros de profundidade e 30 metros de largura, danificou mais oito residências
A temperatura alcançou 22,7 °C, às 2h da manhã, em razão da forte chuva que iniciou na noite de sexta-feira (29).
De acordo com a polícia, a principal linha de investigação é que a vítima foi arrastada pela água da chuva que aconteceu no sábado e acabou vindo a óbito.
O INMET emitiu alerta laranja (perigo) abrangendo 218 municípios do Piauí, onde pode registrar volume de até 100 mm de chuva em um dia.
As chuvas volumosas devem acontecer no sudeste do Piauí e principalmente no extremo sudoeste
Em um trecho da avenida Centenário, no bairro Aeroporto, a forte chuva causou a queda de uma árvore na pista, que bloqueou o fluxo de veículos no local.
Teresina, União, Amarante e Parnaíba são algumas dessas cidades que devem registrar temporais com volume de até 100 mm/dia