No município de Barras, no Norte piauiense, foi decretada situação de emergência após o Rio Marathaoan, cujas águas banham o município, atingir nível de alerta.
O volume foi o sexto maior do país entre o domingo (22) e a manhã de hoje (23), segundo o INMET.
As chuvas devem atingir todo o Piauí, com maior intensidade ao sul do estado, pelo menos até o final de semana.
Nos municípios das regiões sudeste e sudoeste piauiense estão previstas chuvas com trovoadas.
Isso significa que pode chover mais que o esperado em algumas regiões do Piauí.
O INMET emitiu alerta laranja (perigo) abrangendo 218 municípios do Piauí, onde pode registrar volume de até 100 mm de chuva em um dia.
As chuvas volumosas devem acontecer no sudeste do Piauí e principalmente no extremo sudoeste
Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mais de 100 municípios piauienses devem registrar temporais.
O alerta de temporais engloba 183 municípios do Piauí tais como Teresina, Picos e Uruçuí.
Enquanto ao norte, o aviso é por causa de chuvas intensas, ao sul, a ausência de chuvas e as altas temperaturas contribuem para a baixa umidade.
Para Teresina, o boletim informa que o céu estará parcialmente nublado com chuva à tarde ou à noite.
A previsão do tempo entre esta sexta-feira (06) e a manhã deste sábado (07), é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
Chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), estão previstas para as regiões Norte, Centro-Norte e Sudoeste do Piauí.
Os níveis dos rios na região norte e centro-norte do estado devem continuar elevados por conta dos volumes de chuva previstos para os próximos dias
Dois avisos para riscos de temporais foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta segunda-feira (28)
A previsão para os próximos dias é de mais chuvas, em razão da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que conjugada com a termodinâmica e a umidade no território piauiense
As condições meteorológicas favorecem grande volume de chuva, além de raios e ventos mais fortes, principalmente na região centro-norte.
O alerta iniciou neste domingo e segue até às 11h de segunda-feira (7).
A expectativa é que entre esta sexta-feira (18) e o sábado (19) a chuva forte se concentre principalmente no centro-norte e sudoeste piauiense.
Estão previstas precipitações com volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h), segundo o Inmet
A previsão para esta semana é de mais precipitações, principalmente na região sudoeste do Piauí, com ocorrrências mais intensas ao sul do estado.
A condição de veranico, um fenômeno caracterizado por temperaturas elevadas, deve persistir por alguns dias.
Nesta sexta-feira (28), o tempo permanece nublado em Teresina e pode chover a qualquer hora. Segundo os dados da Semar, a temperatura máxima será de 30ºC.
O período chuvoso continua, mas de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), por meio da Gerência de Hidrometeorologia, a previsão é de chuvas dentro da média esperada.
A média de chuva em Teresina para janeiro é de aproximadamente 197 mm, mas registrou-se cerca de 206 mm, entre o fim da tarde do dia 1 e o fim da tarde de 4 de janeiro de 2022.