A primeira sexta-feira de agosto é uma data especial para os amantes e produtores de cerveja. A data marca o Dia Internacional da Cerveja, comemorado em mais de 80 países, incluindo o Brasil. A data foi criada nos Estados Unidos em 2007, em Santa Cruz, na Califórnia, por quatro amigos amantes da bebida alcoólica, entre eles o cervejeiro Jesse Avshalomov.
Cerveja tem benefícios, mas de forma moderada
A bebida é uma das queridinhas do brasileiro e, apesar de todo receio da turma fitness a respeito do produto à base de cevada, para quem não sabe, ela traz diversos benefícios à saúde. O primeiro deles é o intestino. De acordo com um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o hábito de beber cerveja aumenta o número de bactérias boas no intestino, o que pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
O estudo incluiu também cervejas não alcoólicas, e conseguiu os mesmos resultados. Levando em consideração que não há um nível seguro para o consumo de álcool, os cientistas recomendam a cerveja sem álcool. Outro benefício constatado está relacionado ao cérebro, e também ao coração. Segundo estudo do Di Castelnuovo e colaboradores, publicado em 2002, o consumo moderado de cerveja pode reduzir em 21% o risco de doença coronária e em 33% o risco do AVC, conforme divulgou o site Saúde em Dia (SD).
Entre outras vantagens, também comprovadas pela ciência, estão: fortalecimento dos ossos (publicado na revista Journal of the Science of Food and Agriculture), mantém os rins saudáveis (publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology), reduz os riscos de câncer (divulgado pelo Centro de Oncologia e Hematologia Multihemo) e aumenta a imunidade (publicado na revista científica Annals of Nutrition and Metabolism).
A cerveja engorda?
De acordo com Adriana Stavro, nutricionista funcional e fitoterapeuta, “as calorias de uma cerveja dependem do quanto de álcool é colocado, do tipo da cerveja e claro, quantidade de carboidratos”. Assim, vale destacar que quanto maior a taxa de álcool, mais calorias. Então, assim como alimentos ricos em carboidratos engordam, o excesso de cerveja – que tem carboidrato – também pode colaborar para o aumento de peso.