Musculação ou cardio: como emagrecer mais rápido?

Perder alguns quilos ou apenas umas poucas gordurinhas em excesso é o objetivo de muita gente que faz atividade física

Musculação e cardio, de forma casada, é a melhor forma de emagrecer | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Perder alguns quilos ou apenas umas poucas gordurinhas em excesso, para adequar as medidas, é o objetivo de muita gente que faz atividade física. No entanto, ainda existe uma dúvida que persiste, principalmente entre as pessoas que iniciaram esse projeto recentemente: é mais fácil emagrecer com cardio ou com musculação?

De início, é importante deixar claro que os dois tipos de exercícios têm benefícios para a saúde e cada um cumpre com um papel. Eles contribuem de forma igual para quem quer uma melhor qualidade de vida e têm vantagens para a saúde de modo geral. Eles melhoram a resistência cardiovascular, a saúde óssea, a força muscular e o bem-estar mental.

Diferenças entre a musculação e o cardio

O educador físico Max Well Almeida de Carvalho, em entrevista ao Terra, ressalta que a musculação consiste em um treino de resistência e força, com a utilização de pesos. Isso ajuda a fortalecer e desenvolver os músculos, contribuindo para que eles fiquem mais tonificados e aparentes. "Os objetivos mais comuns são ganho de massa muscular, aumento da força e definição muscular", afirma.

Já os treinos de cardio são voltados para aumentar a frequência cardíaca e a respiração.  "Os objetivos mais comuns de quem opta por essa atividade são a queima de calorias, melhoria da resistência cardiovascular, redução do estresse e aumento do condicionamento físico", diz o especialista.

E no caso do emagrecimento?

Quando o assunto é a queima de caloria, o cardio age na queima imediata, durante a atividade física, principalmente quando se pratica exercícios de maior intensidade. Já a musculação tem uma importante contribuição para acelerar o metabolismo quando se está em repouso. Isso acontece porque ela contribui para o ganho de massa muscular, o que pode ter como consequência uma  queima contínua de calorias.

"A combinação de musculação e cardio pode criar adaptações metabólicas mais amplas, levando a uma resposta mais abrangente na perda de peso. A junção também contribui para uma melhoria na composição corporal, ajudando a reduzir a gordura corporal e a manter ou aumentar a massa muscular", diz o educador físico.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES