Quer parar de fumar? Confira dicas que vão te ajudar a deixar o vício - 7. Busque ajuda médica e psicológica

Largar o cigarro é um grande desafio, mas os benefícios de parar de fumar são ainda maiores. Veja dicas que podem ajudar - 7. Busque ajuda médica e psicológica

Slide 7 de 7

7. Busque ajuda médica e psicológica

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mesmo com essas dicas e muita força de vontade, ainda existe um risco muito grande de voltar a consumir cigarros depois de ter parado de fumar, seja porque a pessoa não pôde lidar com os efeitos da abstinência ou não conseguiu suportar a fissura (intensa vontade de fumar).

Se isso aconteceu com você, saiba que a recaída não é um sinônimo de fraqueza, mas sim um sinal de que você precisa de outras abordagens, preferencialmente acompanhadas por psiquiatra e psicólogo.

Por exemplo, além de recursos como chicletes e adesivos, é possível recorrer ao cloridrato de bupropiona, um remédio para parar de fumar que é vendido apenas com receita médica. Esse medicamento atua no sistema nervoso central e ajuda a restabelecer o equilíbrio bioquímico, reduzindo os sintomas desagradáveis causados pela falta da nicotina.

Além disso, como o ato de fumar está muito relacionado aos estímulos comportamentais, o ideal é associar o tratamento medicamentoso com o acompanhamento psicológico, de modo a desenvolver estratégias para lidar com os gatilhos que fazem você acender um cigarro.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES