Veja os riscos e como evitar a deficiência de vitamina C
- Consumo aumentado de vitamina C
A deficiência de vitamina C é caracterizada pela baixa absorção desse nutriente, o que prejudica nossa saúde de diversas formas. Fatores como imunidade, energia, disposição e saúde dos tecidos podem ser prejudicados pela falta dessa vitamina.
- Consumo aumentado de vitamina C
O primeiro cuidado é aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, principalmente frutas e legumes frescos, in natura. Dessa forma, é possível assegurar maiores índices desse nutriente e evitar a sua perda durante o cozimento.
Entre os alimentos ricos em vitamina C que podem participar da sua dieta regular, podemos citar os seguintes:
Suplementos alimentares com vitamina C
Seja por falta dos alimentos ricos em vitamina C, maior demanda do nutriente ou dificuldade em absorvê-lo, em alguns casos é necessário tomar suplementos alimentares para combater a deficiência de vitamina C.
A suplementação costuma oferecer uma boa dosagem desses nutrientes e assim, tende a compensar a dificuldade do metabolismo em absorver a vitamina C. Importante ressaltar que, em caso de escorbuto, a dosagem de vitamina C suplementada precisa ser aumentada, sendo definida pelo médico responsável.
Essas são as medidas para evitar a deficiência de vitamina C. Ao mesmo tempo, ter o hábito de consumir o nutriente pode melhorar o humor, o raciocínio, a imunidade e a disposição, entre muitos outros benefícios.