Moradores e banhistas são surpreendidos por Orca surfando costa do Chile

Uma família de orcas foi flagrada perto de uma região cheia de rochas

Baleias no mar do Chile | Reprodução Web
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um bote salva-vidas precisou resgatar três surfistas em Reñaca, na costa da região de Valparaíso, no Chile, no último sábado (23/7). Segundo o site chileno BioBio, os surfistas decidiram se refugiar em uma área rochosa depois que uma família de orcas se aproximou deles. Os cetáceos estavam caçavam leões marinhos. Moradores e turistas se surpreenderam com a aparição das orcas e vídeos com o flagrante foram compartilhados nas redes sociais.

De acordo com o BioBio, trata-se de uma família de seis cetáceos, que, como se pode ver nas imagens divulgadas na internet, apresentavam grande perícia na caça de leões marinhos, uma das principais fontes de alimento da espécie.

Uma família de orcas foi flagrada perto de uma região cheia de rochas (Foto Reprodução)

As orcas, no entanto, também surpreenderam os três surfistas, que ficaram assustados e, por precaução, optaram por se refugiar em rochas do setor 5 da praia de Reñaca. De lá, eles tiveram que ser resgatados por um barco salva-vidas de Valparaíso, como explica o capitão Hugo Montenegro ao site chileno.

Por sua vez, a diretora do Serviço Nacional de Pesca e Aquacultura (Sernapesca) de Valparaíso, María Soledad Tapia Almonacid, em entrevista ao BioBio, comemora a chegada dessa família de orcas, justamente no dia internacional das baleias e golfinhos. Ela lembra que as orcas não atacam seres humanos, mas que, sendo animais selvagens, é sempre conveniente manter distância ao avistá-las. As pessoas devem manter, no mínimo, 50 m de distância de golfinhos e 100 m das baleias.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES