Fim da linha? “Matador da Massa” é capturado após ataque em Fortaleza deixar mortos e feridos

Apesar de negar participação no crime, testemunhas afirmam que Clenilson aterrorizava o bairro Jardim Violeta após deixar a prisão

Criminosos teriam chegado ao local e atiraram sem ter um alvo determinado | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Justiça do Ceará decretou a prisão preventiva de mais um suspeito envolvido no ataque na Areninha do Barroso, em Fortaleza. Clenilson Ferreira de Brito, conhecido como 'Del', foi preso em flagrante e, segundo decisão judicial, identificado como 'matador' da facção Massa Carcerária.

Clenilson estava preso até o início de 2024, mas foi liberado e agora é investigado como um dos participantes diretos da tentativa de chacina que resultou na morte de uma mulher de 48 anos e uma criança de 10 anos, além de ferir oito menores de idade. Em depoimento, ele negou envolvimento com facções e afirmou que estava com uma mulher no bairro Parque Iracema no momento do crime, ocorrido na última sexta-feira (21).

A reportagem apurou que a Polícia Civil ouviu moradores de forma sigilosa, e eles afirmaram categoricamente que Clenilson Ferreira de Brito é integrante da Massa Carcerária. Após ser liberado da prisão recentemente, ele passou a frequentar o bairro durante a madrugada, efetuando disparos e aterrorizando os moradores. Ele também é apontado como autor de outros homicídios e tentativas de homicídios, todos motivados por rivalidades entre organização criminosacriminosas.

Uma testemunha relatou que integrantes da Massa Carcerária publicaram no Telegram que “iriam matar cidadãos e crianças” do Bairro Jardim Violeta.

GRAVIDADE

O Ministério Público do Ceará (MPCE) apoiou a conversão do flagrante em prisão preventiva. Na decisão, o juiz da 17ª Vara Criminal afirmou que há evidências de autoria e materialidade do crime de integrar organização criminosa armada, e que 'Del' foi preso por ser, em tese, integrante da Massa Carcerária, exercendo a função de matador na organização criminosa.

Uma parente de Daniel Levi Cardoso Gomes, de 10 anos, morto no ataque, estava no local do crime e disse ao Diário do Nordeste que os criminosos chegaram disparando sem ter um alvo específico: "foram mais de 50 disparos", segundo ela, que preferiu não ser identificada.

'Del' foi preso no dia 23 de junho, na casa de sua mãe. Ele já tinha antecedentes criminais por homicídio.

Vale frisar que até esta quarta-feira (26), cinco suspeitos de envolvimento na tentativa de chacina foram capturados, incluindo dois adolescentes.

Entre os adultos investigados, também foram identificados Carla Germano Sales, conhecida como 'Bibi Perigosa' ou 'Peppa Pig'; Cesario Mariano da Silva Junior; Narcelio da Silva Pereira, conhecido como 'Cego'; e Victor Henrique Pereira Carneiro, o 'Viti'.

Todos eles são apontados como ex-integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que deixaram para integrar a 'Massa Carcerária' ou 'Tudo Neutro' (TDN). Os suspeitos, conforme a reportagem apurou, "agem nas localidades do 'Barreirão', no bairro Cajazeiras, e da Conquista, e estão atuando em conjunto nas ações criminosas".

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES