Em entrevista exclusiva ao programa Agora, da TV Meio, nesta terça-feira (1º de outubro), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, destacou a admiração do presidente Lula pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). Segundo Padilha, a relação entre ambos é marcada por grande sintonia e uma visão conjunta de desenvolvimento para o estado.
“O presidente Lula é encantado pelo governador Rafael Fonteles. Tivemos uma reunião com os governadores do Nordeste no Ceará, e depois seguimos para o Piauí. Durante mais de uma hora, no voo, o governador apresentou um projeto importante que vai atrair mais investimentos para o estado, o modal de hidrovia do Parnaíba", relatou o ministro.
Padilha ressaltou que o presidente ficou impressionado com o projeto e demonstrou seu apoio ao desenvolvimento da região. "O presidente Lula comentou:
‘Você me apresentou tão bem esse projeto que não pode haver resistência do governo em viabilizar os recursos. Vamos usar as compensações da Eletrobras para isso’”, afirmou o ministro.
O ministro também destacou a combinação que Fonteles defendeu, unindo investimentos em infraestrutura, transição energética e educação.
“O governador Rafael Fonteles mostrou para o presidente essa junção dos investimentos em logística, energia renovável, como a eólica, e a formação profissional dos jovens. Ele está garantindo que o desenvolvimento econômico do Piauí caminhe lado a lado com a qualificação da juventude, dando acesso a ensino tecnológico e oportunidades em universidades, tanto no Brasil quanto no exterior”, completou.
Padilha ainda frisou o bom desempenho econômico do Piauí.
“Não é à toa que o Piauí é um dos estados que mais cresce e gera empregos no Brasil hoje”, concluiu, destacando a importância da gestão de Fonteles para o desenvolvimento da região.