Exclusivo ANEEL autoriza implantação de 10 unidades solares no interior do Piauí

As autorizações concedidas para a Atlantic Energias têm um prazo de outorga de trinta e cinco anos.

Nesta quinta-feira, 22 de junho, a Superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ludimila Lima da Silva, emitiu um despacho autorizando a implantação de mais dez unidades solares no estado do Piauí. A decisão permite que a empresa Atlantic Energias Renováveis S.A. implante e explore as UFVs Solares Olinda de I a X.

Cada uma das unidades solares terá uma potência instalada de 48.118 kW, com exceção das UFVs Olinda VI, VII, VIII, IX e X, que terão uma potência instalada de 41.244 kW, e da UFV Olinda X, que terá uma potência instalada de 34.370 kW. Todas as unidades serão localizadas no município de Ribeira do Piauí e estarão sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica.

Leia Mais

Piauí se destaca na produção de energias renováveis (Foto: CCOM/Governo do Piauí)As autorizações concedidas têm um prazo de outorga de trinta e cinco anos, permitindo que a Atlantic Energias Renováveis S.A. desenvolva e explore esses projetos de geração de energia solar ao longo desse período.

Essa autorização para a implantação de mais dez unidades solares no Piauí vem em um momento em que o estado se destaca no setor de energia renovável. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Piauí foi o estado brasileiro que apresentou o maior crescimento na geração de energia eólica em 2022, com um aumento de 24,85% em comparação ao ano anterior.

Esse desempenho superou o crescimento da geração de energia eólica no país como um todo, que foi de 12,6% no mesmo período. O estado do Piauí se consolida, assim, como um importante polo de geração de energia renovável, contribuindo para a matriz energética sustentável do Brasil.

A implantação das novas unidades solares representa um avanço significativo na busca por uma matriz energética mais limpa e sustentável no país. Além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, a geração de energia renovável contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente.

Com a autorização para a implantação dessas unidades solares, o Piauí reforça seu papel como um estado promissor no setor de energias renováveis e demonstra seu compromisso com a transição para uma matriz energética mais sustentável no Brasil.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES