Cristãos, protestantes e evangélicos estão se posicionando cada vez mais em relação às pré-candidaturas ao Executivo de Teresina. Nesse cenário, igrejas denominadas independentes estão se organizando em uma rede de apoio à pré-candidatura de Fabio Novo (PT) à Prefeitura da capital piauiense, criando a Rede Cristã em Defesa da Fé por Teresina. O movimento é visto como uma 'reação' a frente evangélica que anunciou apoio ao pleiteante do União Brasil, Sílvio Mendes.
O apoio dos evangélicos a Fabio Novo tem crescido substancialmente. No último mês, Novo se encontrou com diversas denominações, recebendo apoio considerável. Na semana passada, ele se reuniu com 40 pastores e representantes de mais de 30 igrejas, comprometendo-se a defender os interesses das igrejas de Teresina. Novo afirmou que, se eleito, as igrejas terão um papel fundamental em sua gestão, sendo protagonistas nas comunidades onde estão inseridas.
"As igrejas têm cumprido um importante papel social nas comunidades. Precisamos cada vez mais exaltar o trabalho das igrejas, que terão todo nosso apoio, inclusive para a regularização dos nossos templos na capital. É preciso reconhecer a importância do trabalho que a igreja desenvolve e dar o espaço necessário para que possamos trabalhar juntos e unidos nas comunidades da capital. Será um braço forte da nossa gestão", declarou Fabio Novo após a reunião com os pastores.
A Rede Cristã por Teresina foi criada com a missão de promover a liberdade, igualdade e o combate à intolerância religiosa na cidade, além de focar na regularização e apoio aos templos religiosos, especialmente os pequenos e em desenvolvimento. A iniciativa partiu de uma pré-candidatura coletiva cristã. Ravenna Castro, idealizadora da Rede Cristã por Teresina, destacou a importância da união das várias denominações no projeto, com moderação e respeito.
"Juntos e reunidos somos grandes. Não é sobre religião, é sobre fé. Porque todos somos iguais diante de Deus. Pois o que nos une é maior que as diferenças que nos separam", sinalizou.
BASE DE APOIO COM EVANGÉLICOS
Novo conta com o apoio de 240 pré-candidatos a vereadores nas legendas que o apoiam, dos quais cerca de 80 são evangélicos. Entre eles, há uma pré-candidatura coletiva cristã composta por 12 membros no Podemos, liderada pela jornalista e advogada Ravenna Castro.