Exclusivo Quatro partidos dominam as Prefeituras do Piauí; veja o panorama atual

As filiações nesse período já versam para eleição municipal do próximo ano, e consolidam metas ousadas das legendas quanto a representatividade no tabuleiro político a partir de 2024.

No Piauí os partidos vivem uma guerra ‘não tão silenciosa’ pela liderança em números de Prefeituras, posto ocupado atualmente pelo Progressistas. No entanto, com o resultado do pleito de 2022 a legenda oposicionista vem perdendo lideranças importantes para as agremiações ligadas aos Palácios do Karnak e Planalto, o que vem sendo explicitado com mais veemência nas últimas semanas

As filiações nesse período já versam para eleição municipal do próximo ano, e consolidam metas ousadas das legendas quanto a representatividade no tabuleiro político a partir de 2024. 

Leia Mais

Em conversa com o MeioNorte, o presidente estadual do PP, Joel Rodrigues, aponta que nos últimos cálculos a legenda tem 67 Prefeituras sob seu comando; o ex-prefeito de Floriano tem o desafio de fortalecer o grupo mesmo com o resultado eleitoral ‘indigesto’ do pleito anterior. 

Na sequência vem o MDB, partido comandado pelo senador Marcelo Castro, que figura com cerca de 50 prefeitos e nutre a expectativa de alcançar pelo menos 60 nos próximos meses. 

O PSD, comandado pelo deputado federal Júlio César é outra legenda que vem angariando muitas filiações nos últimos meses; com uma forte atuação municipalista, o grupo do parlamentar vem se fortalecendo para alcançar o posto de partido com o maior número de Prefeituras. Atualmente, de acordo com o deputado estadual Georgiano Neto, o PSD possui 46 filiados

No Piauí, o PT tem 41 prefeitos atualmente, mas filia mais dois na sexta (Foto: Reprodução/Facebook)

Por fim, o Partido dos Trabalhadores, legenda do governador Rafael Fonteles e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalha para alcançar o comando do Poder Executivo de até 80 municípios após as eleições de 2024; hoje em dia, a legenda possui 41 prefeitos, segundo projeção do presidente estadual da sigla, João de Deus

Somados, os quatro partidos possuem o comando de 204 Prefeituras, revelando  concentração de forças no Estado. Para as próximas semanas novas filiações são esperadas, na sexta (28), por exemplo, o PT filiará os prefeitos de Piracuruca (Assis Mãozinha) e Luís Correia (Maninha Fontenelle), chegando a marca de 43.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES