O deputado, Fábio Novo (PT), propôs a implementação de critérios claros e objetivos para a seleção do candidato da federação, composta por PT, PCdoB e PV. Novo destacou a importância da pesquisa e do diálogo para alcançar um consenso, garantindo assim uma representação verdadeira e justa dos interesses da federação.
Fábio Novo enfatizou que a chave para uma escolha justa é estabelecer critérios que possam orientar o processo. "Se a gente não consegue construir um consenso, qual é a forma democrática de você dirimir essa questão? Tem que ter um critério. Critério. O objetivo na minha avaliação é pesquisa", afirmou Novo durante a entrevista.
escolha final seja baseada em critérios objetivos, como a posição dos candidatos em pesquisas de opinião.
Ele argumenta que, embora cada partido tenha seus próprios interesses e candidatos em potencial, é fundamental que a"Ninguém é candidato de si. Você precisa também estar na pesquisa bem posicionado, se posicionar melhor do que quem deseja, ou esteja concorrendo com você, ou esteja disputando com você. Isso vai acontecer", explicou Novo. Ele acredita que ao usar pesquisas como um critério, a escolha do candidato refletirá a vontade da maioria dentro da federação.
Ele ainda destacou que como três partidos compõe a federação a decisão não deve ser unilateral. "Como é uma federação, essa decisão ela não é de um único partido. Se somos três partidos e tem dois que já têm uma definição, então aí nós também já temos maioria. Mas nós queremos através do diálogo. Vamos conversar com a deputada Teresa Brito", afirmou.