Internação grave- Devido a doença, Evaristo Costa precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital da Inglaterra, onde mora, depois de complicações decorrentes do problema. E os sintomas que levaram o jornalista à UTI: diarreias, febre e perda de peso. Internado, ele precisou recorrer à morfina para aliviar as dores. As inflamação causada pela Doença do Crohn ocorrem em diferentes partes do trato digestivo, o mais comum é que ela surja no intestino delgado e dependendo da gravidade da inflamação, ela pode alcançar camadas mais profundas do intestino.
O que afeta- Entre as várias complicações estão estenoses (estreitamento do intestino), formação de fístulas (conexões anormais entre órgãos), abcessos e surgimento de pólipos. Em casos mais raros, pode causar problemas em outras partes do corpo, como articulações, pele, olhos e fígado.
Riscos - A doença pode ser debilitante e, em alguns casos, levar a complicações graves que podem até resultar na morte do paciente. Não existe uma cura para a doença, mas os tratamentos costumam reduzir bastante os sintomas. A causa exata da doença de Crohn não é conhecida, mas acredita-se que seja o resultado de uma interação complexa entre fatores genéticos, ambientais e do sistema imunológico.